Vacina Herpes Zóster (Cobreiro)
A vacina contra Herpes Zóster (Shingrix®) previne a reativação do vírus varicela-zóster em adultos, vírus este que causa a varicela (catapora) na infância e permanece “adormecido” no organismo. Anos ou décadas depois, ele pode reativar causando o herpes zóster, conhecido popularmente como “cobreiro” – uma erupção dolorosa na pele, ao longo de nervos, que pode levar a complicações como nevralgia pós-herpética (dor crônica). A vacina é um grande avanço, pois reduz em mais de 90% o risco de desenvolver zóster e suas complicações, trazendo mais qualidade de vida para idosos.
-
Protege contra: o Herpes Zóster e suas complicações, em especial a nevralgia pós-herpética (uma dor neuropática que pode durar meses ou anos após as lesões de pele). Também contribui para diminuir casos de zóster oftálmico, que pode afetar a visão.
-
Indicação: Adultos com 50 anos ou mais devem receber a vacina herpes zóster como rotina, mesmo que já tenham tido episódio de cobreiro antes (nesse caso, vacina após a recuperação). Também é indicada a adultos a partir de 18 anos que tenham o sistema imune enfraquecido (por doenças ou medicamentos), já que o risco de zóster é maior nesses grupos. Importante: para receber esta vacina, a pessoa deve ter tido catapora anteriormente (o que quase todos adultos tiveram, mesmo que sem diagnóstico), pois ela não substitui a vacina de varicela em jovens.
-
Esquema vacinal: 2 doses, aplicadas com intervalo de 2 a 6 meses entre elas Ou seja, após a primeira dose, a segunda deve ser administrada pelo menos 2 meses depois (pode-se estender até 6 meses). Esse esquema de duas doses é fundamental – apenas uma dose não confere toda a proteção desejada.
-
Observações: A vacina Shingrix® é inativada recombinante, não contendo vírus vivos, portanto pode ser aplicada com segurança inclusive em pessoas imunodeprimidas. Estudos mostram manutenção de alta eficácia por pelo menos 10 anos após vacinação. As reações mais comuns são dor no local, cansaço e febre baixa por 1-2 dias, reflexo da potente resposta imunológica gerada. Outra vacina mais antiga (Zostavax®, atenuada) era menos eficaz e não é mais utilizada de rotina. Com a disponibilidade da Shingrix®, recomenda-se que adultos a tomem para evitar o sofrimento causado pelo cobreiro na maturidade.