About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts of the system and expound.

Contact Info

123/A, Miranda City Likaoli Prikano, Dope United States

+0989 7876 9865 9

info@example.com

Vacina da gripe é ligada a risco 34% menor de problemas cardiovasculares

Uma revisão de estudos assinada por pesquisadores de instituições americanas e canadenses ligou a vacina da gripe a uma maior proteção contra problemas cardiovasculares sérios, a exemplo de um infarto. Segundo o trabalho, indivíduos teriam um risco 34% menor de desenvolver esses males nos 12 meses seguintes após a vacinação.

Publicado no periódico científico Jama Network Open, a investigação compilou dados de estudos clínicos randomizados conduzidos entre 2000 e 2021. Todos esses trabalhos comparavam voluntários que receberam a vacina contra o vírus influenza ante indivíduos que não a tomaram ou que receberam uma injeção com uma substância sem efeito terapêutico (placebo).

No total, seis estudos foram incluídos, com um total de 9 001 participantes. Eles possuíam, em média, 65 anos.

A partir das informações coletadas, os cientistas observaram que 3,6% dos imunizados apresentaram algum problema cardiovascular sério em até 12 meses. Esse número subiu para 5,4% na turma não vacinada. Isso representa uma redução de 34% no risco de panes no coração.

Entre pessoas que haviam sofrido recentemente um infarto, os dados foram ainda mais significativos. Os vacinados desse grupo tinham um risco de manifestar outro chabu similar 45% menor, em comparação com os não vacinados.

“Dado que a gripe é uma ameaça à saúde populacional também durante a pandemia de Covid-19, é essencial aconselhar os pacientes de alto risco sobre os benefícios cardiovasculares da vacina contra o influenza”, escrevem os autores no artigo.

Outros trabalhos já vinham mostrando a proteção desse imunizante para o coração. Isso porque a gripe pode, entre outras coisas, estressar o organismo ao ponto de o coração não suportar. Em alguns casos, ela alteraria a frequência cardíaca. Além disso, a infecção não raro evolui para uma pneumonia, que também é associada a problemas cardiovasculares.

No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe está em andamento – as doses serão oferecidas para públicos específicos no SUS. Na rede privada, qualquer pessoa sem contraindicação pode buscar sua dose.

Deixe uma resposta