Vacina Febre Amarela (Amarílica)

A vacina contra Febre Amarela (Stamaril®) previne a febre amarela, doença viral transmitida por mosquitos em áreas tropicais. A infecção pode causar febre alta, lesões no fígado (icterícia) e hemorragias, sendo frequentemente fatal nos casos graves. A vacinação é a medida mais eficaz para proteger indivíduos e evitar surtos, especialmente em regiões endêmicas da África e das Américas. A vacina é obrigatória para entrada em diversos países e áreas com risco, exigida por meio do Certificado Internacional de Vacinação.

  • Protege contra: o vírus da febre amarela, conferindo imunidade duradoura contra essa doença potencialmente letal. A vacina é altamente eficaz, com mais de 95% dos vacinados desenvolvendo proteção dentro de 10 dias após a dose.

  • Indicação: Recomendada a partir de 9 meses de idade para quem mora ou vai viajar para áreas com transmissão de febre amarela. No Brasil, faz parte do calendário de rotina em vários estados. Viajantes internacionais para países que exigem comprovação também devem vacinar-se. Pessoas acima de 60 anos, gestantes ou imunossuprimidos devem avaliar a vacina caso a caso com seu médico, devido a maior risco de eventos adversos.

  • Esquema vacinal: Dose única para a maioria das pessoas, com proteção de longa duração. Desde 2017, o Brasil adotou o regime de dose única válida para toda a vida, em conformidade com a OMS, ou seja, quem já tomou uma dose não precisa de reforço rotineiramente. Obs: Em situações especiais (como viagens para países que ainda exigem dose nos últimos 10 anos, ou em pessoas com condições específicas), um reforço após 10 anos pode ser considerado, mas não é a norma.

  • Observações: A vacina de febre amarela é obrigatória para emissão do Certificado Internacional de Vacinação em viagens a países que o exigem. Deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Reações adversas são geralmente leves (febre baixa, dor de cabeça), porém, raramente, podem ocorrer eventos graves em pessoas com imunidade comprometida – por isso há contraindicações para bebês menores de 6 meses, pessoas com alergia grave a ovo, doenças do timo, entre outros. A relação risco-benefício deve ser avaliada para idosos acima de 60 anos não vacinados previamente, vacinando-os se houver risco de exposição ao vírus.

Quer fazer esta vacina?

Preencha o formulário e nossa equipe em breve entrará em contato para esclarecer qualquer dúvidas e fazer seu agendamento.

    © Copyright - Saúde Multivacinas - desenvolvido por Agência Tweed